A JIFE expande a conscientização sobre os opioides na América do Sul e a interdição segura para o intercâmbio de inteligência em rede entre oficiais de várias agências no Uruguai

22 de abril de 2023, Montevidéu, Uruguai - O Programa Global de Interdição Rápida de Substâncias Perigosas (GRIDS) da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) realizou um treinamento de fortalecimento de capacidades para múltiplas agências das autoridades uruguaias de 17 a 21 de abril em Montevidéu, Uruguai. O workshop reuniu 32 participantes da SND (Secretaria Nacional de Drogas), Alfândega, Operadores Postais, Ministério do Interior, Guarda Costeira e Ministério da Saúde para fortalecer as capacidades de combate ao tráfico de opioides sintéticos não medicinais e novas substâncias psicoativas (NPS) perigosas na região.

Durante o treinamento, os oficiais tiveram acesso a plataformas de comunicação global da JIFE e a ferramentas avançadas de focalização, como IONICS, GRIDS Intel HD e ELITE, para aprimorar a troca global de informações e a focalização baseada em inteligência, além de apoiar investigações nacionais e internacionais. Os treinadores da equipe do GRIDS também realizaram demonstrações ao vivo sobre o uso adequado de equipamentos de proteção pessoal e um kit de teste rápido de drogas capaz de detectar fentanis, tramadol e oxicodona. Após as demonstrações ao vivo, foram entregues aos oficiais participantes do treinamento kits de manuseio seguro de opioides e kits de teste rápido. 


Foto: Oficial aplica el entrenamiento teórico con ejercicios prácticos para la interdicción segura con fines de inteligencia, incluyendo el manejo, la fotografía, la prueba presuntiva y la recopilación de inteligencia de envíos sospechosos.

GRIDS também realizou visitas no local com os oficiais nos centros de controle de passageiros aéreos e de carga no Aeroporto Internacional de Carrasco, bem como no laboratório de crimes da polícia, para examinar os procedimentos de inspeção de carga e compreender o perfil de risco e os equipamentos utilizados para testar opioides e NPS perigosas. A equipe do GRIDS também se reuniu com o Secretário Geral da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP) para discutir a cooperação futura na expansão das atividades de treinamento nas plataformas da JIFE, na interdição segura de opioides e na troca de inteligência em 2023 para seus oficiais de segurança postal


Foto: Lugares visitados por los oficiales, incluyendo los centros de control de pasajeros y carga en el Aeropuerto Internacional de Carrasco y el laboratorio de crimen de la policía..

A JIFE's O  Programa Global de Interdição Rápida de Substâncias Perigosas (GRIDS) (GRIDS) e os Projectos ION e OPIOIDSapoiam a capacidade dos governos de responder às mudanças no tráfico, fabricação ilícita, marketing e venda de substâncias perigosas NPS, opioides sintéticos não médicos e substâncias relacionadas ao fentanil, fornecendo comunicação em tempo real, facilitando a troca de informações e o desenvolvimento de inteligência que interrompe a distribuição de substâncias perigosas.

Este evento foi possível graças ao generoso apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Bureau de Narcóticos e Aplicação da Lei Internacional (INL).

Clique aqui para saber mais sobre o Programa GRIDS

Clique aqui para saber mais sobre o Projecto OPIOIDS

Clique aqui para saber mais sobre o Projecto ION

©1995-2024 International Narcotics Control Board