A JIFE expande abordagens seguras de interdição para o intercâmbio de inteligência no Paraguai, que combate de forma eficaz o tráfico de opioides sintéticos e NPS na região

28 de abril de 2023, Assunção, Paraguai - O Programa Global de Interdição Rápida de Substâncias Perigosas (GRIDS) da Junta Internacional de Controle de Narcóticos (JIFE) ministrou um treinamento de fortalecimento de capacidades para autoridades paraguaias de 24 a 28 de abril em Assunção, Paraguai. O workshop reuniu participantes da SENAD (Secretaria Nacional de Drogas), da Alfândega, da Segurança Postal, do Ministério do Interior, do Supremo Tribunal e do Ministério da Saúde para fortalecer as capacidades de combate ao tráfico de opioides sintéticos não medicinais e substâncias psicoativas perigosas (NPS) na região. 

Ao abrir o workshop, Dr. Cesar Arce, Membro do Conselho da JIFE, destacou a importância da exploração dos serviços postais e de entregas expressas no tráfico de NPS e opioides sintéticos em seu discurso de abertura, afirmando: "É crucial que também reconheçamos o desafio contínuo representado pelos serviços postais, de entregas expressas e outros meios de transporte explorados pelos traficantes. As ferramentas modernas oferecem muitas vantagens aos criminosos para facilitar suas atividades. A potência das drogas sintéticas permite que os criminosos enviem essas substâncias perigosas em quantidades pequenas e difíceis de detectar, o que pode representar um risco para os oficiais de linha de frente".


Foto: Cesar Arce, membro do Conselho da JIFE abrindo o workshop de treinamento em Assunção

Durante o workshop, os oficiais tiveram acesso às ferramentas avançadas de comunicação global da JIFE e de focalização, nomeadamente o IONICS, o GRIDS Intel HD e o ELITE, para aprimorar a troca global de informações e a focalização baseada em inteligência, além de apoiar investigações domésticas e internacionais. Os instrutores combinaram cursos teóricos em sala de aula com exercícios práticos sobre o uso adequado de equipamentos de proteção pessoal (EPI) e kits de teste rápido de drogas que fornecem identificação presuntiva para fentanis, tramadol e oxicodona. Equipamentos de manuseio e interdição seguros de opioides e kits de teste rápido foram entregues aos oficiais participantes para uso na linha de frente.

O Programa GRIDS também se reuniu com unidades da SENAD, incluindo as divisões de inteligência e operacionais, a fim de compreender melhor seus papéis, a cooperação entre as agências e adaptar o treinamento às situações locais. A reunião também incluiu uma discussão com a Ministra da Secretaria Nacional de Drogas para destacar as prioridades e informá-la sobre o programa GRIDS de trabalho na região.

O JIFE's O Programa Global de Interdição Rápida de Substâncias Perigosas (GRIDS) e os Projectos ION e OPIOIDS apoiam a capacidade dos governos de responder às mudanças no tráfico, fabricação ilícita, marketing e venda de substâncias perigosas NPS, opioides sintéticos não médicos e substâncias relacionadas ao fentanil, fornecendo comunicação em tempo real, facilitando a troca de informações e o desenvolvimento de inteligência que interrompe a distribuição de substâncias perigosas.

Este evento fue posible gracias al generoso apoyo del Departamento de Estado de los Estados Unidos, Oficina de Asuntos Internacionales de Narcóticos y Aplicación de la Ley (INL).

Clique aqui para saber mais sobre o Programa GRIDS

Clique aqui para saber mais sobre o Projecto OPIOID

Clique aqui para saber mais sobre o Projecto ION

©1995-2024 International Narcotics Control Board